terça-feira, 29 de novembro de 2011

Senhora MERCEDES CALERO DE CASTRO – viúva do TENENTE CLAUDIO DE CASTRO, na pessoa da qual cumprimento todos os civis presentes neste evento.
Respeitáveis companheiros integrantes da Turma “TENENTE CLAUDIO DE CASTRO”
Honra-nos cumprimentar respeitosamente todas as autoridades civis e militares presentes neste evento festivo organizado sob o palio do glorioso Exercito Brasileiro em homenagem à Turma “TENENTE CLAUDIO DE CASTRO” do Curso de Formação de Sargentos do então quadro de Burocratas de 1967.
Caríssimos senhores, não faz parte do plano desta oratória alongar-se, tomando em demasia o precioso tempo de Vossas Senhorias, entretanto, faz-se mister reportarmo-nos aos idos de 1967, quando um grupo de jovens soldados brasileiros possuidores de talentos individuais, mas ainda carentes de formação profissional, convergiram seus anseios para o Curso de Formação de Sargentos, cuja formação coube ao comando do então Capitão de Infantaria LUIZ CARLOS GUEDES, o qual contou com o apoio incondicional dos melhores instrutores do quadro da 2ª. Região Militar, entre eles queremos destacar os Tenentes JARBAS ALENCAR SAMPAIO, FERREIRA e BENJAMIN, o Subtenente EXPEDITO, os então Sargentos GIONE TAVARES MACHADO, JOSE AIRTON DA COSTA, AURELIO, LEITE e ANDRADE, através dos quais aprendemos a respeitar a autoridade e valorizar a retidão de caráter, tornando-nos fieis cumpridores das leis, das normas e dos regulamentos, modelando a nossa conduta na honradez e na discrição, tornando-nos fieis à pátria e, em particular, ao Exercito Brasileiro.
- Na Caserna, como Sargentos, foi com garra que defendemos a formação moral e profissional, apontados como exemplo de disciplina para os nossos pares e subordinados, pautando nossa vida, civil e militar, de acordo com os postulados do respeito mutuo e da hierarquia.   
- Aprendemos também, que não deveríamos nos descuidar da nossa formação e aperfeiçoamento intelectual, valendo-nos do espírito de combatentes, aprendemos a aproveitar nossas horas de folga para ombrear com os civis em universidades, disputando com respeito e muita garra os primeiros lugares nos concursos públicos.
Neste aspecto, senhores, embora nossos olhos sempre estivessem voltados para frente, ousamos afirmar, nunca nos descuidamos dos nossos deveres militares, o que se comprova com as variadas referencias elogiosas que enriquecem o nosso histórico no Exercito, alem de, orgulhosamente, ostentarmos em nosso peito as mais honrosas condecorações, tais como, Medalha do Pacificador e Comenda da Ordem do Mérito Militar, outorgadas em retribuição ao nosso comportamento ilibado que nos destacou no Exercito Brasileiro.
Assim, permita-nos, fazer ecoar o nosso grito de satisfação:     
- SOMOS VITORIOSOS SIM, pelos nossos esforços, embora estejamos conscientes que, contamos com a base solida que nos foi passada pelos instrutores militares, aos quais devotamos os nossos fervorosos agradecimentos, dedicando a eles as nossas conquistas, destacando que, de uma turma de 56 alunos, 41 atingiram o posto máximo permitido pela carreira militar, 26 concluíram cursos superiores em Engenharia, Direito, Administração, Economia, Odontologia e Magistério, muitos ora galgando altos cargos civis e destaques empresariais.
Para enumerar a satisfação que sentimos pelo sucesso alcançado pelos nossos companheiros da “TURMA TENENTE CLAUDIO DE CASTRO”, permita-nos destacar:
- Estamos representados no magistério pelo emérito Mestre AUGUSTO TAKARA e pelo brilhante professor JUVENAL DE AGUIAR PENTEADO;
- Nos representa no Conselho Regional de Odontologia, os Odontólogos DR. ELIEZER VALEZI e o DR. WALMIR RODRIGUES DA SILVA, onde, também, nos representou o nosso companheiro DR. SHEI IZO;
- Na Engenharia de estradas, honra-nos contar com o nosso companheiro DR. JOAO RENATO BENNINI;
- Não podemos deixar de destacar o elogiado trabalho no ramo imobiliário dos nossos companheiros WAINER ORLANDIN e BOANERGES SAES DE OLIVEIRA;
- na Advocacia honra-nos apontar o respeitável DR. ROBERTO FERREIRA, alem, é claro, modestamente, deste orador que vos fala.
Concluindo, nossos companheiros da “TURMA TENENTE CLAUDIO DE CASTRO” tornaram-se lideres com destaque em todos os seguimentos da sociedade.
Assim, trabalho, patriotismo, honradez e aprimoramento intelectual são os sentimentos que nos identifica como integrantes do Exercito Brasileiro, qualidades que soubemos repassar para as nossas famílias e para aqueles que nos cercam nas mais diversas áreas de nossas atividades, eis que, não existe em nosso vocabulário e nem em nossas atitudes, a omissão ou o comodismo.   
Aprendemos e cultuamos que, o homem de comportamento reto com a família, com a profissão, com a sociedade e com DEUS, é a síntese de toda evolução humana através dos tempos.
Por tudo isto, agradecemos ao Exercito Brasileiro, através do excelentíssimo Senhor Comandante do Comando Militar do Sudeste e seus digníssimos oficiais, a valiosa oportunidade que nos proporcionou para este encontro, agradecendo, de igual forma, aos companheiros da ativa que ombrearam conosco na preparação e organização deste evento, destacando, o fervor e a dedicação dos companheiros SERGIO ALVES DE OLIVEIRA, ELDO BASTOS e NELSON PORFIRIO PRATES.
Sem eles este encontro não seria possível.  
Por ultimo, como não poderia deixar de fazê-lo, com a devida vênia das autoridades presentes, a uma só voz queremos destinar as vibrações de paz e harmonia reinantes em nosso ambiente aos 16 (dezesseis) companheiros da “TURMA TENENTE CLAUDIO DE CASTRO”, que foram convocados para o exército de DEUS e que deixaram uma lacuna entre nós, rogando, também, para que nos proporcione o restabelecimento da saúde do nosso companheiro SERGIO ALVES DE OLIVEIRA.
Pai nosso que estas em toda parte, irradiando a luz sobre a Terra e em particular sobre o Brasil;
Santificado seja o Teu nome, no louvor de todas as criaturas;
Venha a nós o Teu reino de amor e sabedoria;
Seja feita a Tua vontade, acima de nossos desejos;
Dá-nos o pão da sabedoria para dividirmos com os nossos semelhantes matando a fome da ignorância e dos preconceitos;
Supre-nos de qualidades para combater a perturbante violação dos Direitos Humanos e das liberdades, para que possamos ouvir a voz das ruas e nos transformarmos em síntese dos anseios de justiça e de cidadania, decretando o fim do teatro de lagrimas das crianças abandonadas e dos      jovens arruinados pelas drogas;
Embala-nos, oh, Grande Arquiteto do Universo, com o Vosso cântico celestial e orienta nossos passos para a construção de um mundo melhor, fazendo morada nos corações de todos que estão presentes neste evento.
Eis que, de nossa parte finalizamos prometendo que tudo faremos para merecer que Tu estejas entre nós.
E Tu, Senhor dos mundos, estas entre nós, 

Por tudo isto, ousamos, com a devida vênia, repetir:

Somos vitoriosos, sim, e faremos ecoar para sempre o nosso grito

VIVA O EXERCITO BRASILEIRO

VIVA

VIVA A “TURMA TENENTE CLAUDIO DE CASTRO”

VIVA......VIVA......VIVA


- Manifestação apresentada pelo Orador da “Turma Tenente Claudio de Castro”, ANTONIO RODIGUERO, Oficial R/1 do Exercito Brasileiro, vinculado à SIP/11, ex-assessor jurídico nomeado pelo Exmo Senhor Ministro do Exercito em 1994, cujo principal trabalho foi normatizar a ocupação dos imóveis funcionais e centralizar a Defesa da União junto à Assessoria Especial vinculada ao Gabinete do Ministro do Exercito, ora Gabinete do Comandante do Exercito.
                                Brasília, DF., 25 de novembro de 2011.

                                ANTONIO RODIGUERO – 1º. TEN R/1
                                         Advogado OAB/DF 11.356